terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Eletroneuromiografia - Algumas indicações:

Sintomas comuns associados a patologias em raízes nervosas (doenças de coluna) e nervos são parestesias (dormências), dores localizadas ou difusas, perda de força muscular e atrofia muscular. Em patologias musculares são comuns as dores (mialgias) e perda de foça muscular.

São listadas abaixo algumas patologias onde a Eletroneuromiografia está indicada:
  • Neuropatias compressivas como a Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome do Canal Cubital, Síndrome do Canal de Guyon.
  • Lesões do plexo braquial, como Síndrome do Desfiladeiro Torácico ou em lesões traumátivas/ inflamatórias dos plexos cervical e lombossacro.
  • Compressões de raízes nervosas na coluna cervical ou lombossacra.
  • Suspeitas de lesões focais em algum nervo, como, por exemplo, nervo radial ou ciático.
  • Neuropatias Inflamatórias, como a Síndrome de Guillain-Barré ou a Polineuropatia Inflamatória Desmielinizante Crônica.
  • Polineuropatias, desde metabólicas como a Polineuropatia secundária ao Diabetes Mellitus; como  hereditárias, como a Doença de Charcot-Marrie-Tooth.
  • Patologias musculares, como Polimiosites ou Miopatias Metabólicas.
  • Patologias infecciosas ou inflamátorias que podem afetar nervos específicos, como a Moléstia de Hansen ou Vasculites.
  • Doenças do Neurônio Motor, como a Esclerose Lateral Amiotrófica.
São diversas as indicações do exame, que pode ser solicitado a partir de uma avaliação com um médico que irá avaliar a possibilidade de existência de uma patologia envolvendo o sistema nervoso periférico e a ideal conduta em relação a investigação e tratamento.

9 comentários:

  1. Em novembro do ano passado fiquei internada por vários dias para aguardar o exame de Eletroneuromiografia. Sou portadora de Esclerose Múltipla há mais de dez anos e gostaria de compreender qual é a função destes exames. Antecipadamente agradecida, Maria Isabel

    ResponderExcluir
  2. O exame foi você quem realizou. Talvez não lembre o que me falou; mas disse que eu não tinha nenhuma inflamação. Maria Isabel

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Izabel.
    Não me recordo do motivo pelo qual o seu médico indicou este exame. Seria interessante discutir com ele a indicação e o resultado.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi você quem indicou quando fiquei internada no hospital Regional em novembro; bem como os exames foram realizados por você. Maria Isabel

      Excluir
    2. Maria Izabel, agora identifiquei você. Aqui não consigo ver sua foto e por isso não tinha como saber quem é. A questão é a seguinte: como eu pessoalmente te expliquei na enfermaria, a eletroneuromiografia dos membros superiores foi solicitada para avaliarmos se os seus sintomas nas mãos não seriam causados por uma neuropatia compressiva, isto é, pela compressão de algum nervo pelos seus braços, como diversas pessoas apresentam. Isso não se confirmou, e seguimos na avaliação e tratamento específicos da sua patologia. No próximo retorno você pode tirar outras dúvidas com o médico que atendê-la no ambulatório. Reforço que este exame não tem relação com o acompanhamento específico da sua patologia, que é realizado com avaliações clínicas e exames de imagem do sistema nervoso central, como você também realizou naquela internação.
      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Muito obrigada pela atenção dispensada! Que Deus o proteja e ilumine para que continue sendo o profissional competente que você é, mas acima de tudo não deixe de ser esse ser humano abençoado e iluminado , apesar de todo o conhecimento que possui. Muito obrigada, Maria Isabel

      Excluir
  4. Eu tive dois AVC um HEMORRAGICO e outro esquemico,não fiquei com sequelas,mas eu sinto a minha cabeça esquentar ,mesmo tomando o medicamento,é normal a cabeça esquentar?

    ResponderExcluir
  5. Oi sou da região de Avaré gostaria de saber como eu posso realizar esse tipo de exame já procurei por aqui não a laboratório q o faça eu preciso muito fazer estou com os sintomas da síndrome do tubo do carpo em preciso fazer esse exame pra a Acabar com meu sofrimento.muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE DRLUIS TENHO UMA AMIGA QUE ESTA SOFRENDO MUITO COM UMA DOENÇA COM MAL DE PARKINSON SERA QUE O SR PODERIA AJUDAR?

    ResponderExcluir